[Comentário] Iracema - José de Alencar

Título: Iracema
Autor: José de Alencar
Nº de págimas: 202
Editora: Typ. de Viana & Filhos
Lançamento: 1865
País: Brasil


Sinopse


Em Iracema, Alencar criou uma explicação poética para as origens de sua terra natal, daí o subtítulo da obra - "Lenda do Ceará". A "virgem dos lábios de mel" tornou-se símbolo do Ceará e seu filho, Moacir, nascido de seus amores com o colonizador português Martim,representa o primeiro cearense, fruto da união das duas raças.

Comentário


Estou aqui mais uma vez para fazer o meu desabafo literário, hoje vou falar de um dos clássicos mais chato ( na minha opinião) da literatura brasileira, Iracema, sim é ela “  Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira. O favo da jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado.” Esse é um dos livros obrigatórios para quem deseja sair do ensino médio e passar em algum vestibular, José de Alencar usa toda a sua chatice neste pequeno livro, palavras desconhecidas (para mim) formam este pequeno romance que conta a historia da Índia Iracema com seu grande amor Martin, ela é uma diva da floresta, já ele um destemido marinho da cora portuguesas. Uma amor impossível nasce do encontro destes dois seres abençoados, Iracema usa todo o seu poder para seduzi Martin, que não resisti aos encantos da  virgem ( que para uma virgem era conhecedora de muitas técnicas para levar um homem para a rede), ela deixa  o seu povo e vai morar com Martin no meio da floresta, o que deixa bem claro que o índio é submisso ao povo português, ela engravida e tem um final digno da sua historia SQÑ, Iracema morre depois de dar a luz a seu filho Moarcir e Martin fica sozinho com o filho do sofrimento da sua ex-india .Onde Iracema é enterrada nasce uma palmeira ( informação importante). Levei quase um mês para ler esse livro.  Essa é uma historia boa escrita por um cara extremamente chato, eu não recomendo este livro a ninguém, pessoas defensoras de José de Alencar, mim julguem, mas eu não aguento toda aquela melação e coisinhas bonitinhas ditas em todas as páginas, a descrição de uma floresta dura três páginas e isso é demais para a minha mente. Além disso eu acho Iracema muito forçada, ela fala o português perfeitamente e vive no meio da floresta e como assim depois de todo o sofrimento ela morre? Iracema é um martilho para a minha mente.


Classificação



Postador por Lucas Warley

2 comentários

  1. Adorei a resenha! Uma pena você não ter gostado do livro, parece ser uma bela história. Beijos!

    http://livro-apaixonado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Lucas, indiquei seu blog para responder uma TAG, espero que goste: http://seiqueeusei.blogspot.com.br/2014/03/tag-versatile-blogger.html
    Bjos!

    ResponderExcluir