[Comentário] Ensaio Sobre a Cegueira - José Saramago


Editora: Companhia das Letras
Páginas: 312
Autor : José Saramago
Titulo : Ensaio sobre a cegueira

Sinopse
Um motorista parado no sinal se descobre subitamente cego. É o primeiro caso de uma "treva branca" que logo se espalha incontrolavelmente. Resguardados em quarentena, os cegos se perceberão reduzidos à essência humana, numa verdadeira viagem às trevas. O Ensaio Sobre a Cegueira é a fantasia de um autor que nos faz lembrar "a responsabilidade de ter olhos quando os outros os perderam". José Saramago nos dá, aqui, uma imagem aterradora e comovente de tempos sombrios, à beira de um novo milênio, impondo-se à companhia dos maiores visionários modernos, como Franz Kafka e Elias Canetti. Cada leitor viverá uma experiência imaginativa única. Num ponto onde se cruzam literatura e sabedoria, José Saramago nos obriga a parar, fechar os olhos e ver.



Comentário:
Eu não poderia fazer a minha estreia aqui sem falar do magnífico Saramago. O livro Ensaio sobre a cegueira é um relato obscuro daquilo que passamos atualmente, pessoas alienadas, tomadas pelo egoísmo sem se preocupa com os danos causados por suas ações. Com uma forma de escrita única e inovadora José Saramago prende-nos em um mundo completamente angustiante, onde os personagens são jogados em uma condição degradante sem a mínima forma de defesa, personagens são denominados pelas características (primeiro cego, a mulher do primeiro cego, o médico, a mulher do médico (que vê), a rapariga dos óculos escuros, o velho com a venda no olho e o rapazinho estrábico), falta de travessões e raríssimos parágrafos fazem parte desta magnifica obra, é impossível para de ler, o sofrimento neste livro é constante, mas as cenas felizes são emocionantes e intensas. Através do olhar da mulher do médico sofremos com eles e torcemos por eles. É inevitável não se apegar com alguns destes personagens e torce para que seu final seja feliz, algumas pessoas ficaram incomodadas pela forma de escrita dele e a linguagem um pouco diferente, mas vale a apena, se você pretende fazer alguma coisa pelos próximos dias não leia Ensaio sobre a cegueira. Vou terminar por aqui se não vou fazer um TCC sobre o livro.




“Lutar foi sempre, mais ou menos, uma forma de cegueira, Isto é diferente, Farás o que melhor te parecer, mas não te esqueças daquilo que nós somos aqui, cegos, simplesmente cegos, cegos sem retóricas nem comiserações, o mundo caridoso e pitoresco dos ceguinhos acabou, agora é o reino duro, cruel e implacável dos cegos, Se tu pudesses ver o que eu sou obrigada a ver, quererias estar cego, Acredito, mas não preciso, cego já estou, Perdoa-me, meu querido, se tu soubesses, Sei, sei, levei a minha vida a olhar para dentro dos olhos das pessoas, é o único lugar do corpo onde talvez ainda exista uma alma, e se eles se perderam”
Mulher do médico

                                                                        Classificação:



Postado por Lucas Warley

3 comentários

  1. Eu não conhecia o livro, apesar de conhecer vagamente o autor. Fiquei muito interessada, como você disse, tem um toque do atual nele. Pretendo ler, sim.

    http://livro-apaixonado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Achei a resenha belíssima, fiquei encantada pela resenha feita por Lucas. O autor já entrou pra lista dos meus favoritos. Obrigado pela dica. *__*

    ResponderExcluir
  3. Assisti ao filme, mas certamente o livro é bem melhor. Espero lê-lo em breve. Abs

    www.almeidaemprosa.com.br

    ResponderExcluir